Programação orientada a objetos

    A programação orientada a objetos ou POO para simplificar, atualmente é a mais utiliza no mercado e no mundo, por sua versatilidade e poder. Nesta postagem você aprenderá como esse paradigma se tornou a mais utilizado, através de suas características únicas e novos conceitos introduzidos como Classes, Objetos, Heranças e muito mais.
    Vamos começar pela base da POO que seriam as classes e objetos, após isso iremos aprender conceitos que surgiram com esse paradigma, conceitos como Polimorfismo, Encapsulamento, Associação e herança.

Características:
 
    Classes e objetos: uma classe é uma das maneiras de definirmos um tipo de dado neste paradigma, formada por dados e comportamentos. Os dados atribuídos a classe são definidos através de atributos e seu comportamento definido através de uma metodologia. Apos a definição de uma classe, podemos então criar um objeto para o mesmo utilizar das características da classe. Basicamente, como vimos no paradigma funcional, a classe seria a função e o objeto seria o parâmetro, porem o objeto pode e irá ser modificado.

    Encapsulamento: basicamente é uma maneira de “Camuflar” as características de uma classe, utilizada principalmente em dois casos. Sendo o primeiro evitar o mal uso do código, para que desenvolvedores que não saibam implementar a classe não a utilizem de maneira errada, como no exemplo de uma classe que tem como método a divisão de dois objetos, o mesmo desenvolvedor atribuir ao objeto que seria o dividendo o valor de 0 e assim retornando um erro.

    O segundo caso já é mais pensado em deitar o código mais “Seguro”, dificultando a execução errada do código e assim aumentando a sua segurança. Pois o código estará encapsulado dentro dele mesmo.

    Associação de classes: pondo de maneira simples, é basicamente fazer com que uma classe interaja com outra. Além da interação 1 a 1, algumas linguagens como o C#, permitem a interação múltipla, onde uma classe possa interagir com diversas outras através do meio de vetor, onde ela irá seguir um ordem de interação.

    Herança: Assim como uma pessoa herda características de seus pais, uma classe ou um objeto pode herdar características de outros. Algumas linguagens permite a herança múltipla, assim uma classe podendo herdar características de muitas outras. Onde esses atributos não necessariamente têm que ser iguais, podendo ser modificados e melhorados para a “próxima geração”.
  
    Polimorfismo: é a capacidade de que em uma hierarquia de classes, todas as classes possam implementar um mesmo código que funcione para todas. O objetivo do polimorfismo é diminuir a quantidade de código escrito, aumentando a clareza e facilitando a leitura e manutenção.

Linguagens mais utilizadas:
1. Java: sem sombra de duvidas a linguagem mais utilizada do mercado. Onde quase todas as maquinas possuem java, desde o Android ao Windows.

2. C++/C# : essa linguagem é uma evolução da linguagem C, ondem nela está inclusa a biblioteca orientada a objetos.

3. PHP : Muito mais utilizada no mercado WEB, sendo muito poderosa para a criação de sites e sistemas que utilizam o Browser.

     Bom, espero que após essa rápida explicação sobre o que é o POO, você esteja mais animado com o mundo da programação. Espero ver-lhe novamente em breve até mais.

Material de pesquisa:
https://www.devmedia.com.br/os-4-pilares-da-programacao-orientada-a-objetos/9264
https://blog.mastertech.com.br/tecnologia/programacao-orientada-objetos-o-que-isso-significa/
https://www.youtube.com/watch?v=QY0Kdg83orY&t=257s

Comments

  1. Opa, gostaria de saber em que pontos o POO se sobrepõe em relação ã PF.

    ReplyDelete
    Replies
    1. o POO e o mais utilizado atualmente por sua capacidade de representar o mundo de forma mais direta, sendo assim soluções que se aplicam ao mundo real, podem ser aplicadas ao código. Sem contar com a versatilidade do paradigma, já que o paradigma funcional s´o pode resolver problemas que possam ser transformados em funções .

      Delete
  2. Bom post, conseguir compreender o paradigma POO, porém, ainda me deixou em dúvida do por que esse paradigma é tão usado atualmente e quais seriam suas vantagens em relação ao funcional e imperativo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. da uma lida no comentário acima, la eu respondo essa pergunta também .

      Delete
  3. Java pode se tornar uma linguagem ultrapassada?

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Evolução da Web: Parte 1.