O que são níveis de linguagem e seus tipos.


 

            Parabéns jovens, agora que você já sabe o que é uma linguagem de programação está na hora de aprender as suas diferenças e tipos. Nesse post eu irei lhe ensinar a diferença entre os níveis das linguagens e suas características, então sem mais demoras vamos começar.

O que é um nível de linguagem!
            O nível da linguagem é uma forma de definirmos a distancia entre a língua que a maquina (Também conhecida como o seu computador) fala e a nossa língua. Quanto mais próximo do nosso idioma mais alto será o nível e seguindo a mesma linha, quanto mais próximo da linguagem da maquina mais baixo será a linguagem.

            Você deve estar se perguntando, “Tá! E o que isso interfere na minha vida como desenvolvedor?”, a resposta é, muita coisa. O nível da linguagem afeta o desempenho da do programa e a velocidade em que a aplicação será executada. Por exemplo, um programa escrito em uma linguagem de nível baixo tende a ser mais facilmente interpretada pela maquina, permitindo que ela execute a ação de forma mais direta possível, porém essas linguagens tendem a serem mais difíceis de serem compreendidas por nos, pois se afastam e muito do nosso idioma.

            Pronto, após essa pequena introdução a o que são níveis de linguagem, vamos nos aprofundar mais em cada nível e suas categorias, começando pelas linguagens de alto nível.

Alto nível (High level language):

            As linguagens de alto nível são as mais usadas na atualidade, pois facilitam a escrita, leitura e compreensão do código para o programador. Nos dias atuais estamos usando a terceira geração de linguagens, a mudança e a evolução da programação no garantiram avanços magníficos na computação. Porém, assim como nos não entendemos coreano sem uma legenda, o computador não compreende essas linguagens sem um tradutor, esse tradutor é o famoso “Compilador”, que faz o trabalho de traduzir o nosso código para a linguagem binaria.

            Existem milhares de linguagens de alto nível no mercado, sendo alguns exemplos delas o Java, Ruby, Python, Haskell, Cobol e entre outras. Em sua grande maioria essas linguagens estão em inglês, pois o inglês é o idioma comercial do planeta, contudo você não precisa ser fluente no idioma para aprender a programar, qualquer um em qualquer lugar do planeta pode aprender algumas palavrinhas em inglês e fazer seus programas.


Baixo nível (Low level):
            Linguagens de baixo nível é o idioma da maquina em que os comandos são dados em formas de 0 e 1 para o Hardware da maquina. Focada em funcionar em todos os tipos de maquinas e em qualquer tipo de arquitetura disponível. Basicamente o foco deste nível e administrar, operar e manipular o hardware e os componentes eletrônicos. Com tudo isso dito, vamos aos dois subleveis deste nível.
Idioma da maquina: é a primeira geração de linguagens de programação desenvolvida para se comunicar com a maquina, basicamente a seu idioma inteiro é o binário que faz com que o computador entenda com muito mais facilidade e execute de forma mais rápida as operações.  Sua grande vantagem é o fato de não ser necessário um compilador ou tradutor, pois a maquina por se só já compreende, uma de suas grandes desvantagens é o fato de não podermos controlar a alocação de memoria e sua grande dificuldade de encontrar os erros e bugs no código.


Linguagem assembly: é a segunda geração, como a sua anterior ela está muito próxima da maquina, porém ela não possui apenas estruturas e sintaxes em binário, digamos é a versão evoluída do idioma da maquina, mais fácil de aprender porem ainda distante do nosso próprio idioma. Já utilizando palavras em inglês e até mesmo símbolos em suas sintaxes. Bom como esse nível já não é em binário a maquina ira precisar de um tradutor, mas não qualquer tradutor e sim um assembly, que ira aproximar mais ainda a linguagem para o idioma da maquina. Como o Superman, esse nível tem uma forte fraqueza, o código escrito nessa linguagem só ira funcionar na mesma CPU em que foi desenvolvido, gerando a impossibilidade de importar para outras maquinas, contudo sua velocidade de compilação faz com que seja a linguagem de baixo nível mais utilizada.

Conclusão:
            Bom, essa postagem foi longa e bem informativa então irei para por aqui, na próxima postagem irei introduzir o que é um paradigma da programação e quais são. Desde já agradeço pela visita e bons estudos.

Referencias:


Comments

  1. O que você acha da nova linguagem ELM? Seria uma linguagem mais bem estruturada ?

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Evolução da Web: Parte 1.