No Copyright Sounds, um exemplo bom para os ouvidos sobre dados abertos


Slogan: Music Without Limitations (Música sem Limitações)

Quando falamos em dados abertos, tendemos a pensar em documentos e informações, certo? E se eu te dissesse que músicas, por exemplo, fazem parte desse grupo? Isso mesmo, vamos falar sobre a gravadora e distribuidora No Copyright Sounds (NCS). Como o nome sugere, suas músicas não contam com restrições de copyright; desde que não seja para uso comercial.
Toda a biblioteca musical distribuída pela NCS está disponível no YouTube, em seu canal oficial na plataforma.
Além disso, na descrição de cada vídeo estão disponíveis links para download gratuito e livre das músicas.
Segundo sua política de uso, usos comerciais desse material estão sim sujeitos a penalidades por direitos autorais, sendo necessário nesse caso, um Contrato de Licença Comercial assinado com a gravadora.

Um pouco sobre sua história

A gravadora foi fundada em agosto de 2011 por Billy Woodford no Reino Unido. Contudo, antes disso a plataforma já existia, apesar de não garantir ainda que as músicas publicadas em seu canal permanecessem com esse tipo de licença.
Sua criação foi dada para que os criadores de conteúdo do YouTube tivessem em acervo livre e atualizado de músicas para utilizarem em seus vídeos sem correrem riscos de receberem reclamações de direitos autorais e permitisse a monetização do conteúdo criado.
Segundo as perguntas frequentes do site oficial da NCS, fica claro que seu uso é permitido de forma livre para qualquer uso na criação de conteúdo independente, com salvaguarda para discursos de ódio, conteúdo explicito e conteúdo ilegal.



Referencias:

 

Comments

  1. quais seriam alguns dos álbuns mais famosos desta gravadora?

    ReplyDelete
  2. Dados abertos permitem que mais pessoas tenham acesso e os manipulem, criando conteúdo novo a partir dele. Por outro lado, podem ser um desincentivo à criação de conteúdo original, já que o criador não obterá lucro diretamente com ele. Até que ponto você acha que dados abertos são ou não são benéficos para o desenvolvimento científico?

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Evolução da Web: Parte 1.