Wikiversidade, uma universidade aberta, colaborativa e gratuita



Já pensou em fazer um curso em diferentes áreas e níveis de conhecimento de forma autodidata, colaborativa e gratuita, tudo isso online? (Sim, isso é possível!)
Lhe apresento a Wikiversidade (ou Wikiversity, em inglês), um projeto independente desenvolvido por Jimmy Wales e pela comunidade Wikimedia, aprovado e mantido pela Wikimedia Foundation.
Como o que está escrito em sua página de boas-vindas, a Wikiversidade é uma comunidade de aprendizagem.

Como isso funciona:
Acessando a plataforma, é possível acessar inúmeros conteúdos didáticos sobre diferentes áreas e diferentes níveis de conhecimento. Assim como na Wikipédia, todo o material é acessível e criado pela comunidade global. Além de conteúdo didático, também é possível encontrar conteúdo sobre formas de ensinar e aprender.
A Wikiversidade está disponível em 10 versões, sendo uma delas em português e uma outra multilíngue, com abrangência de 39 idiomas diferentes. A versão em português ainda é considerada pequena e possui uma quantidade razoável de conteúdo.
As áreas de conhecimento que possuem material disponível na versão em português da Wikiversidade são:
  •   Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Exatas
  • Engenharia e Computação
  •  Ciências Humanas 
  •  Ciências Sociais Aplicadas 
  •  Linguagens e Artes

Infelizmente não é possível conseguir um diploma, mas dá para desenvolver seu conhecimento e aprendizagem da maneira que desejar e/ou até mesmo usar o conteúdo lá presente para reforçar seus estudos.
Mas não para por aí, é possível também compartilhar seu próprio material didático, criar, ingressar e/ou desenvolver pesquisas científicas, cujos resultados ficam acessíveis a todos.
Outro ponto interessante é que qualquer pessoa pode criar um “departamento” sobre uma área de conhecimento ou um grupo de estudos caso o mesmo já não exista.
E então, se interessou? Que tal dar uma passadinha lá? Quem sabe você não acaba com alguma dúvida sobre algum tema, ou até mesmo contribui com o projeto.

Observação:
No blog https://kal1l1nux2019.blogspot.com/, é possível encontrar informações  sobre esse tipo de plataforma de ensino e alguns exemplos de algumas outras.
Referências:

Comments

  1. Post bem interessante, e realmente uma novidade para mim. Gostaria de saber se na opinião do autor, esse tipo de ensino pode virar uma tendência? E quanto a confiabilidade do mesmo? É um tema a ser discutido?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, aprender à distância é algo que está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Quanto a confiabilidade no material, fica a seu critério e julgamento próprio. acredito que se o material contém boas e numerosas referências e uma boa diagramação, o material rende muito a ser confiável afinal, sendo pessoas voluntárias, não acredito que alguém vá publicar algo propositalmente errado. E sim, é um bom tema a ser discutido.

      Delete
  2. Muito boa postagem! Na visão como autor, acredita que um ensino mais dinâmico no qual o aluno monta sua maneira de estudar teria um maior rendimento?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso é relativo, vai de acordo com o que o aluno acha melhor para si.

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

A Evolução da Web: Parte 1.